Bicarbonato, sal e limão na limpeza doméstica.

Limão, vinagre, sal e bicarbonato de sódio são ingredientes que ajudam a manter a casa limpa e não oferecem riscos à saúde

Priscila Magalhães -Repórter  30/06/2008

A consultora de economia doméstica Marlene Lúcia da Silveira (foto abaixo) não fica sem limão, vinagre, sal e bicarbonato de sódio em casa. Segundo ela, quando os produtos são misturados em água, eles têm alto poder de limpeza e podem ser usados em qualquer local da casa.

Segundo ela, as descobertas de que produto usado em cada tipo de material acontecem quase que por acaso, através de testes. “Muitas coisas são receitas da vovó, quando não existiam tantos produtos de limpeza como hoje”, diz.

Porém, ela diz que o essencial é ter cuidado na hora de usar os produtos. “Sou criteriosa, pois antes testo tudo”. Para ela, a vantagem de usar produtos mais naturais para limpar a casa é a segurança. “Se eles forem misturados não há problema, pois não vão oferecer riscos”.

Quando produtos industrializados são misturados, a pessoa pode se ferir. Por isso, Marlene diz que o ideal, para quem não abre mão deles, é sempre ler as orientações da embalagem e segui-las rigorosamente. “Mas, infelizmente, nem todas as pessoas são alfabetizadas”, lembra ela.

Foto de Marlene da Silveira Por isso, usar produtos menos agressivos, como sal, vinagre e bicarbonato pode ser mais seguro. “É difícil encontrar um produto genuinamente puro, mas o que comemos não vai fazer mal para nossas mãos, por exemplo”. Marlene conta que uma pessoa se queimou seriamente por ter misturado cloro de piscina à agua de forma errada. “Na embalagem dizia que o cloro deveria ser misturado à água e a pessoa fez o contrário, colocando o produto no balde e depois jogando a água por cima. Acabou explodindo”.

A mistura apontada por Marlene é usada por ela em todos os lugares da casa, mas a consultora confessa que, mesmo contribuindo para deixar os azulejos e armários branquinhos e o inox brilhando, ela não é anti-bactericida e anti-germicida. “Ela é só para a limpeza mesmo, não tendo o poder de desinfetar”.

Outro benefício apontado pela consultora é o custo. Os produtos usados na mistura são muito mais baratos que os produtos de limpeza industrializados e não poluem. “Além disso, os fabricantes dizem que a pessoa precisa usar mais do que a quantidade realmente necessária, pois eles querem vender”.

Mais dicas

Marlene também dá outras dicas para a limpeza da casa com produtos menos agressivos, fáceis de encontrar e com preço bem em conta.

Bicarbonato de sódio

  • Foto de bicarbonato de sódio Para tirar o cheiro de peixe ou de alho das mãos, lave-as esfregando com duas colheres de chá de bicarbonato.
  • Para manter as mamadeiras, chupetas e utensílios do bebê bem limpos, Marlene aconselha deixá-los de molho de um dia para o outro em um recipiente com água e três colheres de sopa de bicarbonato. Antes de usá-los, enxágüe muito bem.
  • Para limpar a tábua de cortar, seja ela de madeira ou plástico, faça uma pasta com uma colher de sopa de bicarbonato, uma colher de sopa de sal e outra de água. Esfregue bem e enxágüe com água quente.
  • Para desentupir o ralo da cozinha, jogue lá dentro uma xícara de chá de bicarbonato, meia xícara de chá de sal e uma xícara de vinagre quente. Deixe agir durante toda a noite e lave com água quente pela manhã.
  • Para dar mais poder de limpeza ao detergente, acrescente a ele duas colheres de sopa de bicarbonato, que também pode ser substituído por duas colheres de sopa de vinagre de qualquer cor.
  • Para limpar a garrafa térmica, encha-a de água fervendo e uma colher de sopa de bicarbonato. Deixe de um dia para o outro e enxágüe bem antes de usar.

Suco de limão

Foto de limão

  • Para tirar manchas de mármore, mergulhe metade de um limão em sal e esfregue sobra a mancha.
  • Para retirar manchas escuras de bronze, cobre ou aço inox, faça uma pasta de limão com bicarbonato e cubra a área afetada. Deixe agir por cinco minutos. Depois esfregue e enxágüe bem, dando o polimento com flanela. Para utensílios de alumínio, esfregue o limão, enxágüe e dê polimento.
  • Para espantar baratas, pulgas e formigas, misture o suco de quatro limões com casca e dois litros de água. Use a mistura para lavar o chão.

Sal

Foto de sal no pote

  • Para retirar mau cheiro e umidade do tênis, jogue sal por dentro dele e coloque-o no sol por meia hora. Depois é só retirar o sal e usar.
  • Para retirar manchas de leite queimado das panelas, salpique um pouco de sal e espere dez minutos. Esfregue a panela. Segundo Marlene, o sal também tira o cheiro de leite queimado.
About these ads

Sobre nossoimovel
Valternei Miranda de Souza Corretor de Imoveis, atuante na região norte da cidade de São Paulo. registrado no CRECI sob número 70.502

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 391 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: